Domesticando a economia de casa

 Em cozinhando, finanças, organização, vida pedestre

A pedidos, compartilho meus recentes aprendizados sobre onde fazer compras… Meu universo é o circuito Laranjeiras-Flamengo, mas espero estimular a reflexão sobre o tema nos moradores de outras paragens…
Meu entorno pedestre é bem-servido de supermercados (Zona Sul, Sendas, Pão de Açúcar), além de três Hortifruti e (amém) uma Lojas Americanas. Por três meses colecionei notas fiscais, com a ideia de fazer uma comparação de custo x benefício e então adotar meus lugares de compra “definitivos”. Os principais aprendizados foram os seguintes:
1) Desisti deste nível de minúcia, logo logo. Meu tempo não tem preço e estava alocando muito dele na tarefa! Elegi os itens que compro com maior frequência e parti para cima!
2) No geral, as diferenças entre Zona Sul e Pão de Açúcar se provaram relativamente pequenas, apesar da má fama de careiro do último. E o espaço do Zona Sul é uma tortura. Difícil de se locomover, impossível com as crianças e limitador do sortimento…
3) O Hortifruti nem sempre é mais barato, mas a qualidade e variedade das frutas e verduras é tão superior, que não dá para abrir mão. As carnes também são ótimas. E portanto o aproveitamento é melhor, o que também é economia…
4) Lojas Americanas: imbatível nos “lanchinhos”: Ades pequeno, barra de cereal, toddynho/nescau pequeno, suquinhos (este último perdendo em variedade para o Pão de Açúcar).  Ás vezes, o Pão de Açúcar empata no achocolatado, mas as Americanas vencem pela estabilidade de preço. É sempre barato.  Fraldas também são bom negócio por lá, especialmente as de natação.
5) Zona Sul cobra entrega.  Pão de Açúcar não.
6) Ambos tem vários descontos para os “asssociados” do Cartão Zona Sul e do Mais.  E vale a pena.
7) A Sendas tende a ter preços mais baratos. Mas o serviço é bem pior, a entrega é chata (querem ir contigo, uma apurrinhação), além de ser quase na Praia de Botafogo.
8) Pão de Açúcar tem duas marcas próprias (Qualitá, produtos de menor preço e Taeq, numa linha mais sustentável/ecológica/orgânica/diet, mas com preços competitivos). E isto amplia a gama de produtos de baixo preço e alta qualidade. Afinal, a empresa  é maior do que muito fabricante de leite…
9) Uma hipótese para a compra no Pão de Açúcar sair mais cara: como tem maior variedade, estimula a compra de impulso e alavanca o ticket médio… Na dúvida, agarre-se á lista de compras!

Em resumo:  em termos de custo x benefício, minha recomendação para minha vizinhança é:
1) Compras em geral: Pão de Açúcar, com seus preços razoáveis, sortimento amplo, espaço privilegiado, entrega gratuita e boa localização.
2) Lanchinhos e fralda: Lojas Americanas forever!
3) Frutas, legumes (e água de coco): Hortifruti e aí eu prefiro o da Machado de Assis, mas não sei explicar porquê…
O Zona Sul ficou fora, a não ser que para uma super-emergência, já que é o mais perto… A Sendas é uma experiência ruim, mesmo que com melhor preço…

E a moral da história: tem que por tudo no custo x benefício, inclusive qualidade da experiência de compra, descontos e gratuidades, constância no estar mais barato… , E a durabilidade do que é comprado, que também gera economia.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato

Não estamos aqui agora, mas você pode nos enviar um email e responderemos assim que possível.

Ilegível? Mudar Texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar