Esta semana, emagreci 1.4Kg. É um resultado para se comemorar, especialmente depois de meses estacionada no mesmo patamar de peso.
redapplepinups.blogspot.com |
Após avaliar as razões de meu êxito, estou confiante que alcançarei o gol de menos dez quilos, minha meta do Vigilantes do Peso. Quero hoje compartilhar estes aprendizados, no desejo de ajudar mais pessoas a sentir este gostinho de vitória!
Fazer o bem para si mesma emagrece
Centrei minhas emoções através de medidas simples para controlar a ansiedade e o sentimento de não estar avançando. Inspirada pela minha atual leitura, Quanto Menos Melhor, elegi uma grande meta para os próximos 6 a 12 meses e no máximo três projetos , a cada dois meses.
Decidi que a grande meta é alcançar a marca de 73Kg acordada com minha orientadora, Lourdes. E os dois projetos da vez são relacionados a trabalho: o Odisseia, com palestra gratuita acontecendo nesta segunda-feira; e o Comida para Viagem onde eu e minha sócia Beth alimentaremos boas intenções. Aguarde o lançamento!
Em seguida, sub-dividi as três grandes empreitadas em passos mais miúdos e planejei minha agenda para dedicar-me sem distrações aos momentos de trabalho. Resultado: trabalho mais produtivo, maior senso de realização e menos estresse.
Lógico que as tarefinhas rotineiras ainda estão aí, mas tendo cumprido as grandes questões do dia, fecho o balanço com um forte sentimento de ter caminhado com o que é mais importante.
Fazer o bem para os outros emagrece
Esta semana, procurei praticar a gentileza, o ajudar estranhos e os bons sentimentos em geral. E por praticar, quero dizer: fazer ações concretas!
- Em relação ao meu marido: fomos a uma festa de amigos do trabalho dele. Encarreguei-me da Olivia, para deixá-lo livre para socializar e aproveitar a ocasião. Normalmente, acontece o contrário e quis retribuir.
- Ofereci um almoço de coração para a minha sogra no Dia das Mães. E fiz uma sobremesa única para todos, integrando diabéticos e não diabéticos. Meu cheesecake diet foi um sucesso absoluto!
- Ajudei um casal de amigos passando por uma fase difícil: ofereci duas horas de organização de ideias para colaborar na reorganização da rotina deles após um grave acidente.
- Liguei para uma amiga que sofreu um grande revés no trabalho, só para prestar solidariedade.
- Reverti uma “bronca” na empregada em oportunidade de motivá-la através de uma tarefa mais criativa e instigante.
- Fiz uma negociação delicada com uma pessoa que estava ressentida com recentes perdas comerciais e consegui uma situação ganha-ganha para as duas partes.
Todas estas ações me fizeram muito bem. E diminuiram minha “fome”, apesar da geladeira cheia de chocolate de Páscoa…
Fazer bem o Programa de Emagrecimento emagrece
Eu vinha me enganando. Não seguia o programa do Vigilantes há algum tempo. Comecei a retomada com as duas medidas que me pareceram as mais simples e efetivas: pesar-me religiosamente nas reuniões semanais e fazer um diário pessoal de forma disciplinada. O diário pessoal é o registro do que eu comi, dos exercícios que fiz e do estado geral de ânimo. Ajuda a levar para o nível de consciência o comer sensato e a entender o que saiu do eixo… Comprei uma agenda pink para me inspirar.
Aos poucos pretendo focar em outros hábitos, hoje ainda esporádicos:
– Manter a dispensa limpa de tentações
– Beber mais água
– Comer com moderação nos fins-de-semana
– Fazer menos refeições fora de casa
– Andar 10.000 passo por dia (no mínimo, 3.000)
– Descer e subir escadas para chegar no meu andar (que é o terceiro)
– Diminuir a pontuação de meus lanches, de 5 para 2-3
Mas, seguindo a recomendação do Leo Babauta, primeiro vou consolidar a frequência ás reuniões e o diário!
No final, foram poucas ações para um grande resultado:
– Focar em poucos objetivos
– Repartir as grandes metas em pequenos passos, para facilitar completá-las
– Ser gentil em toda oportunidade que tive
– Ser solidária e disponível
– Frequentar a reunião semanal do Vigilantes do Peso
– Fazer meu jornal pessoal
Eu prentendo continuar neste bom caminho. E você, que pequenos passos pode dar rumo a um grande desejo seu?