Três leituras foram facilitadoras importantes da minha “epifania”. Um era o Mais Tempo, Mais Dinheiro, do Gustavo Cerbasi. Embora o título possa gerar algum preconceito (auto-ajuda, blá blá blá), a verdade é que a maior desculpa para não deixarmos uma emprego ou uma situação que não é sustentável para nós é a falta de dinheiro. Portanto um “guia” sobre como fazer escolhas e reflexões pragmáticas sobre o tema foi extremamente libertador para mim. Além da mensagem de o que importa é a meta e o objetivo. O dinheiro deve ser na medida para viabilizá-lo e sempre como meio, não fim. Assim interpretei o livro e agora vejo que há um site também!
Presente do Mar foi um livro emprestado por minha comadre e grande amiga Érica. O livro foi escrito há decadas, mas parecia ter sido escrito ontem e para mim. Fala de simplicidade, escolhas, amor, detalhes… Uma viagem da autora para um retiro (alguma semelhança?) e tudo que ela aprendeu com o “passeio”, antes de retomar a vida cotidiana fortalecida e consciente de suas prioridades.
Finalmente, Comer, Rezar, Amar… Novamente, um livro que eu jamais compraria, contida pela minha arrogância intelectual de quem já leu Grande Sertão Veredas até o fim (seguindo instruções de tio Renato, mas isto já é outro post). Enfim, minha amiga Andréa, da J&J, intuindo sem saber que eu precisava de exemplos de reinvenção de vida, me emprestou este livro. Terminei a leitura minutos antes de sair do spa, fechando o ciclo. E também criei o desejo, ainda não executado, de um “clube do livro” onde amigos recomendem aos outros obras de seu acervo pessoal, multiplicando o número de leitores por livro e economizando tempo, dinheiro e preconceito…
Para finalizar, o livro que me deu o empurrão final para iniciar este blog. Julie & Julia, emprestado pela minha espetacular mãe, Pat P. Outro livro não tão denso, mas que comprovou (novamente!) que não importa a “sofisticação” do material, mas o que você faz com ele. Em outros posts podemos falar de filmes de suma importância para a filosofia humana, tais como “Kung Fu Panda” e “Rei Leão“. Mas estes dois últimos posts já foram meio épicos e Léo quer montar o quebra-cabeças do Ben 10…