O Matriarcado
Sempre digo que posso mudar bastante porque tenho as raízes fundas. Os ventos me sacodem (bastante), mas eu não perco o rumo…
Este fim-de-semana estive bebendo da fonte que alimenta as minhas raízes, o Matriarcado. O Matriarcado é a linhagem de mulheres da minha família que tece bem apertado a ligação entre as pessoas. As que preservam e repassam os segredos de gerações e gerações (seja a nossa história, necessária para orientar nosso caminhar e planejar desvios. Seja a receita de salada de frutas de trisavó Fifi).
É sempre um exercício emocionante e de conexão com minha identidade. Desta vez, agradeço á minha sempre presente, muuuito especial tia Alice. E foi lindo Olivia começar sua jornada neste matriarcado, curtindo a casa nova da tivó (piso igual ao da casa da bisa Regina…). Olivia ADOROU a cadeirinha de comer que passa por gerações. E se fartou na salada de frutas, lógico.
Reconhecer sua origem, praticar o amor de sua aldeia. Obrigada, tia Alice!
Fico pensando em Dona Regina, cuja luz continua sobre nós, tenho certeza. O coração fica feliz em saber que a cadeirinha octogenária continua se renovando com outros bebês. Como a vida. Não importa o caminho que seguimos: as raízes sempre nos dão asas para voar.